Berlim aos meus olhos e ouvidos – Programa de domingo

Agora há pouco, o sol estava forte e eu aqui deitada na grama de biquini, olhava as nuvens passando e um rastro de avião no céu extremamente azul.

É sábado e os mosquitos não nos deixam em paz, mas o calor de 25 graus (acredite, isso é quente!) compensa todas as batidas na perna e essa minha irritação com as formigas na ponta dos meus pés.

Porém, o sol resolveu se esconder atrás da árvore e então, decidi escrever…

Logo me vem à cabeça, as fotos que tirei na semana passada: era domingo, o tal do finado dia em que nada se tem para fazer.

Supermecados, farmácias, padarias e lojas; tudo fechado no domingo e isso já é assunto de sempre na mesa do bar, no café da manhã e também no jantar.

Aquela coisa de paulista mimada que não se acostuma com a idéia de um mundo sem placas de “24 horas aberto” e horários de funcionamento de segunda à segunda.

É tão complicado que, a gente bufa quando esquece de comprar o papel higiênico, a pasta de dente e o sabonete.

A pergunta que não quer calar em nenhum dos meus sábados a noite é: o que fazer no finado domingo?

Tirando os encontros familiares, o que resta mesmo são os passeios turísticos e se São Pedro deixar, uma visita ao parque.

Voltemos para minhas fotos da semana passada…

Eu decidi começar tudo com um passeio bem turístico pelo museu “Topografia do terror”.

topografia do terror musei berlim abahnao.com Esse museu conta toda a história da ditadura Nazista por meio de fotos, documentos, relatos,fragmentos de programas de rádio da época e jornais.

berlim museu topografia do terror abahnao.com

É um pecado ver tantos turistas do lado de fora e o barulho dos “clicks” em frente ao pedaço de muro conservado pelo museu e, quase ninguém visitando de verdade e se aprofundando na história, antes de fazer perguntas ignorantes enquanto passam  (sim, eu me irrito com a falta de informação das pessoas que visitam Berlim). E gente, é de graça a entrada! Faz favor, né?

museu berlim abahnao.com

Nós não aprendemos muito sobre a realidade do regime nazista nas escolas brasileiras e, por que não aproveitar o momento para realmente conhecer e entender o motivo de ser um assunto ainda tão delicado para alguns?

nazismo museu abahnao.com

Eu, muito sensível, me adentro tão fácil na história que sempre fico um tanto depressiva nessas visitas e percebo como a cidade evoluiu e cresceu junta com um fato tão cheio de tragédia. Aquela coisa… Ou aprende pelo amor ou pela dor!

jornal regime nazista berlim abahnao.com

Os alemães aprenderam o senso de sociedade e a responsabilidade política pela dor, e que dor!

Enfim, logo que saí com minha cabeça baixa como em qualquer visita – fui surpreendida mais uma vez pelo céu azul e um calor revigorante. 

Incrível como o número de turistas se sobressaem nas ruas do centro num dia de domingo. 

Berlim muro de berlin a bah nao

museu berlin ahbahnao.com

berlin comidas abahnao.com

carro berlin abahnao.com

cerveja turismo berlin abahnao.com

carruagem turismo berlin abahnao.com

potsdammerplatz berlim abahnao.com

– Mas onde foram parar os locais hoje? me perguntei.

Não foi difícil achar um café escondido no meio do bairro, lotado de locais. Digo locais porque, em Berlim moram tantos estrangeiros que é difícil na minha cabeça generalizar um grupo como “alemães“.

Agora, se você realmente quer achar residentes de Berlim num domingo de sol há algumas opções certeiras:

1. Lago

2. Piscina pública

3. Parque

Enquanto praia de paulista é Shopping, a praia daqui se chama “ar fresco” e como diz uma amiga, isso é quase uma ditadura!

Todo mundo te cobra e te pressiona a não perder se quer um dia de sol pelo simples conforto da sua casa.

Quando o tempo passa, nós começamos a entender esse amor pelo ar fresco do verão, mesmo que ainda nos irrite a tal frase “Mas você não vai sair hoje? Está sol!”.

Por isso, antes de voltar a me embrulhar no meu cobertor de verão, passei por um parque e divido aqui, alguns Berlinenses com vocês.

4 pensamentos sobre “Berlim aos meus olhos e ouvidos – Programa de domingo

  1. Bah, aproveita o sol! OK, você deve estar de saco cheio de ouvir a galera falando a mesma coisa, mas depois de 6 meses de inverno (3 dos quais são brutos), deitar-se em uma grama verdinha com a barriga de fora e as formigas comendo nossos dedões é impagável. Ainda me lembro dos dias de “verão” da Irlanda (sim, 25º é muito quente! Haha!) nos quais me deitava na grama do parque até ficar frio… Ou mesmo se quisesse ficar em casa, descia para o gramado que tinha em frente a minha casa e ficava atirada lá, como se fosse cão de rua… AMO! É uma das coisas que mais amo na Europa: o contraste frio-calor!!! (aqui soh tenho calor… =/)

    • To aproveitando e muito Tati! Mas tá dificil sair da brancura! Esse inverno acabou com a minha cooooor 😛

      Eu não sei se eu te invejo por só ter calor ou se eu choro. Eu adoro neve, mas odeio a escuridão do inverno 😦

      Nunca estou satisfeita haahahhaa

      xoxo

  2. Porra, que saudade.
    No dia que eu fui no topografia, estava ENTUPIDO de turistas. E realmente, a gente sai de lá de cabeça baixa. 😦

    Essa coisa de sol é engraçada, no dia que fui na coluna da vitória, fui andando do portão até lá e no meio de parque vi dois caras tomando sol pelados. Fiquei um pouco chocada, não com a cena, mas com o frio. Apesar de estar sol, o vento estava bem gelado e o peladão lá, de boa com a bunda pra cima e meia. hahaha

    • Vem de novo Taináaaa!
      hauahuahuahuahau eu semepre me pergunto, como eles podem ter bunda branca se estão sempre tomando sol na “popança”? Pior é qdo a bunda fica rosa hauahuahauhau
      Olha, qdo aqui faz 20 graus, eu já estou achando que é um puuuuta calor! haahha
      Eu agora compreendo eles… Depois de tantos meses com -10, ventinho não é nada! rs
      huahuahauhauahuahua e a meia é fogo, acho q eles nunca vão perder essa mania das meias…

      Bjo bjo

Deixe um comentário

