Minha mãe é uma figura

Passei minhas férias no Brasil.

Sempre que volto preciso me preparar psicologicamente para aceitar sem ser grossa, algumas atitudes dos amigos e familiares. Além disso, as coisas mudam por lá ou eu mudei por aqui então, tudo vira uma surpresinha agradável (ou não) sobre a minha terra natal.

Minha mãe

minha mãe é uma figura!
As vezes eu me divirto e as vezes eu me estresso com a personalidade mais do que forte e irreverente da “mamis poderosa e soberana” –  ela me perguntaria o que eu quero falando assim.

Mamis tem um orgulho enorme do seu “bebê” . Até nos momentos mais inoportunos…
Acho que dependendo do espirro que eu desse, ela seria capaz de transformar isso num grande evento e, toda vez que volto para o Brasil preciso me acostumar com o fato da minha mãe começar qualquer conversa com a frase: minha filha mora na Alemanha.

É incrível a criatividade e o esforço inconsciente que ela coloca em suas conversas para que a frase encaixe no assunto. E digo isso porque, mamis poderosa já conseguiu introduzir a frase no small talk com garçons, taxistas, vendedoras de óculos e qualquer médico que me atenda.

Eu respiro fundo, as vezes dou um puxão de orelha, as vezes abaixo a cabeça e as vezes entro no clima.

Em todos os casos, ela vai dizer que fala o que quer porque, a filha é dela e acha um máximo o “bebê” morar na Alemanha.

Se eu voltar no tempo, eu era mais acostumada com isso.
Durante muitos anos as frases mudavam, mas o conceito era o mesmo:

minha filha sabe desenhar

minha filha toca instrumentos

minha filha estuda numa escola Waldorf

minha filha fala inglês

minha filha estuda moda

minha filha morou em Londres

minha filha é designer…

Uau! Um resumo da vida de uma filha pelos olhos da mãe!

Outra coisa que sempre acontece (e não é só minha mãe que faz) são as trilhões de perguntas ou simples afirmações sobre a sua vida.

“Sua vida é muito melhor do que a nossa”

“Tá ficando metida”

“É verdade que na Alemanha as pessoas ficam peladas nos parques?”

“Você fala assim porque mora num país de primeiro mundo!”

“Você pensa assim porque mora num país que tudo funciona”

As vezes eu fico pensando se as pessoas ainda me veem como brasileira…
Algumas vezes eu até sinto que as pessoas me acham um ET por eu não elogiar o vestido Top Shop ou dizer como ela uma pessoa melhor nesse mundo por ter um Iphone 5s…

Alias, “quanto custa um Iphone 5s” é a pergunta preferida de 90% dos brasileiros que me conhecem ou acabaram de me conhecer.

Quem faz parte da minha história há um tempo tempo sabe como é complicado para mim não ser uma pessoa grossa.

Eu sou grossa por natureza. Na verdade a minha grosseria é um belo de um elogio! Quanto mais confortável eu me sentir com você, quanto mais íntima eu me sentir de você, mais grossa eu vou ser.

Eu acho que minha grosseria mostra o quanto eu sou sincera com alguém e, como eu valorizo sinceridade, a minha eu dou como um presente para quem merece. (risos)

Mas atenção! Eu nunca sou grossa à toa.

É por isso que quando eu entrei numa loja de Shopping com minha mãe e a mesma me disse:

-Compra umas roupas para você, eu pago. Para você se vestir melhor, (e tentando corrigir) se vestir mais que nem no Brasil.

eu, com todo o meu carinho respondi em alto e bom som:

Me vestir como as brasileiras? Com roupas de poliéster com preço de seda? Coleções atrasadas e MAL copiadas das européias? Calças tão apertadas que se soltar um pum fica uma bolha? É muita cafonice! Não mãe, o-bri-ga-da!
Puro amor, pura alegria! Mamis você é poderosa e soberana e eu te amo tanto que não escondo a minha grosseria lapidada por 27 anos.

Muah!

 

3 pensamentos sobre “Minha mãe é uma figura

  1. kkkkkkkk, amei e assino em baixo em tudo que foi dito, como mamis poderosa, só posso dizer: este é o meu bebe, escreve bem pra caramba.

  2. Taurina né? Sempre esqueço se a d. Noelma é taurina… Hehe!

    AMEI a parte do “Na verdade a minha grosseria é um belo de um elogio!”. As pessoas não entendem isso! Se sou grossa, estou colocando na mesa o que eu acredito! Sorry, baby, we don’t sugar coat! Haha!

    Beijos beijos

Deixe um comentário

